Uma Franquia é uma bela escolha de empreendimento, porém como todo negócio, tem questões importantes para avaliar se estamos fazendo a melhor escolha. Neste artigo, vamos falar das principais questões para começarmos esta análise.
E as Franquias, apesar de ser um modelo de sucesso há décadas e com crescimento constante, ainda são um novo mundo para muitas pessoas. Um grande ponto positivo é que vivemos a era da informação, podemos pesquisar tudo em sites e blogs com autoridade para fazer a melhor escolha.
Você quer investir no Franchising e tem dúvidas sobre como começar esta pesquisa? Dentre as muitas dúvidas, elegemos 5 perguntas fundamentais para descobrir qual é a melhor franquia para investir.
Boa sorte!
As Franquias definem um perfil para captar pessoas que tenham competências específicas e gostem de seus produtos. Com isso, conseguirão administrar melhor e estarão mais motivadas diante das dificuldades naturais.
Do lado do investidor, não devemos nos mover por modas ou o que está fazendo sucesso, e sim pelo que nos sentimos felizes em vender. E diferenciar a arte e o negócio nesta escolha. Gostar de cozinhar não garante, sozinho, o sucesso e a satisfação em uma lanchonete com tantas obrigações e rotinas administrativas.
Você vai firmar uma relação de longo prazo com uma empresa e colher os bônus e ônus da imagem que vai herdar da franqueadora.
Conversando com franqueados, visitando lojas, buscando informações nas redes sociais da empresa e pesquisando em sites de apoio ao consumidor, podemos avaliar atitudes e decisões (boas e ruins). O tempo da Franquia no mercado é um fator que pode pesar (segurança).
Você vai trabalhar com um plano de negócio, processos e valores definidos pela marca. Isto é extremamente positivo, mas requer treinamentos e a presença da franqueadora na solução de problemas no dia a dia.
Verifique quais treinamentos – gerenciais e operacionais – ela dará para a implantação da unidade, o tempo de cada um e as reciclagens durante a operação; os manuais de procedimento e como é dado o suporte de operação – os canais de comunicação, horário de atendimento e se a empresa oferece Consultoria de Campo, um profissional que visita regularmente as unidades e presta um apoio mais próximo para a gestão.
O ponto é o custo de maior valor em um novo negócio e é fundamental entender as regras da franqueadora sobre isso. Algumas determinam os locais com potencial na sua região e condições de exposição da marca – comércios que não devem existir na proximidade, projeção de letreiro.
Essas condições podem inviabilizar o uso de um imóvel próprio e obrigar a rever totalmente o seu planejamento financeiro.
Aqui é avaliar os custos necessários para abrir a unidade (específicos da Franquia e os próprios, como pessoal, equipamentos), os custos de operação, o lucro esperado e o tempo de retorno. Estes fatores definirão, para você, se a Franquia remunerará no tempo desejado.
Uma atenção especial deve ser dada para os custos da Franquia – alguns variam conforme a empresa mas todas normalmente cobram a Taxa de Franquia (inicial), a Taxa de Marketing e a Taxa de Royalties (mensais) e exigem um Fundo de Reserva.
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