dominar o inglês é a base para o futuro de crianças e adolescentes
Dominar o Inglês é a base para o futuro de crianças e adolescentes!
outubro 15, 2018
Você pode ter o perfil de sucesso para uma Franquia de Educação!
outubro 29, 2018

Documentos de compra de uma Franquia: veja a importância deles para você!

documentos compra de franquia

Comprar uma franquia é uma decisão muito importante e para um relacionamento de longo prazo. Vai concentrar todas as suas expectativas de sucesso empresarial e exigir muito foco e dedicação todos os dias. Os documentos de compra são fundamentais para ajudar você a entender todos os detalhes da franquia e fechar o negócio com segurança. Vamos falar dos principais, podem surgir outros conforme a exigência da franqueadora.

 

documentos compra franquia

 

O processo de compra de uma Franquia é complexo, visando garantir que franqueadora e franqueado tenham toda a certeza para fechar o negócio.

Recomenda-se ao franqueado, durante todo o processo, a consultoria de um advogado especializado para que ele avalie as inúmeras cláusulas da COF e do Contrato.

É uma relação de longo prazo, os contratos costumam ter 60 meses em média e podem ser renovados. Portanto, é fundamental que os passos sejam claros quanto às obrigações e direitos de cada parte.

A transparência deste processo contribui para a motivação, em especial do franqueado, durante a operação.

 

1. Ficha de Pré-Qualificação

É um documento preenchido pelo candidato com diversas informações (e com entrega de documentos) para que a franqueadora possa analisar. É o início do processo seletivo.

A Ficha é entregue durante uma reunião onde a franqueadora fará uma apresentação do seu sistema de franquia e uma entrevista para avaliar o perfil do candidato e as condições financeiras.

Se aprovado pela franqueadora nesta etapa, o candidato receberá a COF – Circular de Oferta de Franquia.

 

2. COF – Circular de Oferta de Franquia

A COF é o documento central no processo de compra de franquia, sua obrigatoriedade é determinada pela Lei das Franquias (8955/94) inclusive com as informações que devem constar, entre elas:

  • Histórico da empresa detentora da marca, da controladora e das coligadas (se existirem)
  • Balanço e demonstrações de resultados;
  • Detalhamento de pendências judiciais;
  • Descrição geral do negócio;
  • Perfil ideal do franqueado;
  • Todas as obrigações e direitos das partes;
  • Valores de investimentos e custos mensais da operação e das contrapartidas para a franqueadora.

Ao receber a COF, o candidato assina um protocolo de recebimento e um termo de confidencialidade, e tem no mínimo 10 dias para responder se deseja manter a candidatura.

Este prazo é obrigatório para que o candidato possa se arrepender e para que cada parte possa pesquisar mais a respeito da outra.

 

circular de oferta de franquias

 

3. Contrato de Franquia

É o documento final do processo e só ocorre após o prazo dado na entrega da COF e se não houver recusa ou desistência de uma das partes.

O Contrato vai representar tudo que foi entendido e aceito até este momento. Reiterando, a presença de um advogado especializado é importante para avaliar cada cláusula, em especial a multa por rescisão e descumprimento, qual a possibilidade de recuperação de investimento e se é possível revender a franquia.

É na assinatura do contrato que o candidato paga a Taxa de Franquia, que representa a entrada no sistema de franqueamento da marca.

Gostou deste artigo?

Temos outros assuntos para ajudar na sua decisão de empreender em nosso blog!

A Red Balloon é uma franquia de escola de inglês com foco em crianças e adolescentes. Já são mais de 45 anos de experiência no mercado utilizando uma metodologia de ensino diferenciada e atendimento personalizado – tudo para promover a satisfação de seus clientes.

Gostaria de conhecer melhor as oportunidades da Red Balloon?