franquias necessárias para a sociedade
O potencial de franquias que são necessárias para a sociedade
janeiro 14, 2019
oportunidades para franquia de idioma
Oportunidades para Franquia de Idiomas em um mercado com 48 milhões de estudantes no Brasil!
janeiro 28, 2019

Segmento de Serviços oferece menos riscos para franquias

riscos para franquia

O Franchising é, sem dúvida, um modelo de negócios de sucesso, com a representação de uma marca reconhecida no mercado e o suporte da franqueada com toda a sua experiência e renome. E ao longo destas décadas de crescimento contínuo, surgiu um segmento que aos poucos ocupa um espaço cada dia mais relevante: os Serviços, Empresarias e Educacionais. Você conhece as características e vantagens competitivas destas franquias?

O segmento de Serviços – educacionais, consultorias e assessorias – tem apresentado números que impressionam quem pensa em investir em uma Franquia.
No terceiro trimestre de 2018, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor apresentou um crescimento de 8,05% em relação ao trimestre de 2017. O resultado acumulado de 12 meses também mostrou crescimento: 7,22%.
Podemos ver o potencial que o segmento demonstra para o futuro, principalmente porque a sua relevância começou a surgir bem mais recentemente do que os tradicionais Alimentação, Vestuário e Saúde & Beleza.
E os setores que compõem Serviços representam grandes mudanças culturais de pessoas e estratégias de empresas, e tudo ainda em uma primeira fase.
Eles ainda vão crescer mais.

As mudanças estratégicas das empresas favorecem as Franquias de Serviços Empresariais

Ao longo das últimas décadas, as empresas vêm adotando uma mudança estratégica de não investir tempo, dinheiro e pessoal em áreas que não são o core business e criar parcerias com empresas especializadas que entreguem serviços e resultados melhores.


Assim surgiu a primeira onda das Franquias de Serviços, ainda em áreas técnicas: as empresas de manutenções, segurança e limpeza. Com a crescente necessidade de reduzir custos, novas áreas surgiram: as Franquias de Serviços Empresarias:
⦁ Consultorias de contabilidade, planejamento tributário e jurídico e de gestão.
⦁ Agências de marketing e propaganda.
⦁ Assessorias de logística.

Ao longo das últimas décadas, as empresas vêm adotando uma mudança estratégica de não investir tempo, dinheiro e pessoal em áreas que não são o core business e criar parcerias com empresas especializadas que entreguem serviços e resultados melhores.


Assim surgiu a primeira onda das Franquias de Serviços, ainda em áreas técnicas: as empresas de manutenções, segurança e limpeza. Com a crescente necessidade de reduzir custos, novas áreas surgiram: as Franquias de Serviços Empresarias:
⦁ Consultorias de contabilidade, planejamento tributário e jurídico e de gestão.
⦁ Agências de marketing e propaganda.
⦁ Assessorias de logística.

A competitividade no mercado de trabalho favorece as Franquias de Serviços Educacionais

O mercado de trabalho está mais exigente e competitivo a cada ano, competências que antes eram desejáveis hoje são obrigatórias, como o domínio de Inglês e algumas certificações profissionais.


Além disto, o alto nível de desemprego levou muitos brasileiros para os estudos, com o objetivo de melhorar a empregabilidade. As famílias brasileiras estão priorizando o investimento na educação dos filhos, visando o futuro acadêmico e as oportunidades profissionais.


As Franquias de Serviços Educacionais, entre elas os cursos preparatórios e escolas de idiomas como a Red Balloon, têm papel fundamental nesta mudança cultural, com investimentos em tecnologia, métodos e pessoal focados em competências acadêmicas específicas.

Como as Franquias de Serviços oferecem menos riscos

Alguns fatores são marcantes para as Franquias de Serviços serem uma alternativa forte de investimento:

1 – Mercados em expansão

Como podemos ver, inúmeros fatores favorecem o crescimentos dos setores de Franquias de Serviços Educacionais e Empresarias. Ainda há muito mercado a ser explorado, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.

2 – Segmento fortemente apoiado em experiência e relacionamento

São setores onde a experiência profissional – mesmo que não diretamente com a área – conta como um grande insumo para criar um produto final – a qualificação, a gestão, o controle.


Também são atividades que usam bastante a rede de relacionamentos e a imagem se expande rapidamente a partir das boas experiências.

3 – Alta demanda

Empresas de todos os portes e pessoas de todas as idades são o público-alvo para os serviços empresarias e educacionais.

franquias serviços

4 – Investimento e custo operacional menor

Esta é uma característica marcante das Franquias de Serviços; o investimento inicial, o capital de giro e os custos operacionais são muito menores que as franquias de produtos e serviços técnicos.


Não há estoques, grandes equipamentos e imóveis com exigências ambientais e licenças específicas para autorização do ponto comercial.

5 – Baixa sazonalidade

Serviços empresariais e educacionais, como a Red Balloon, têm demanda durante todo o ano, o que aumenta as possibilidades de conquistar mais clientes e de ter um faturamento estável a longo prazo.